Novidades na Biblioteca Prof. Gilmar Luiz Novaes!

O Cortiço – Aluísio Azevedo

Publicado originalmente em 1890, O Cortiço denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores de cortiços cariocas no fim do século XIX no Rio de Janeiro, enquanto retrata o embate entre os personagens João Romão, dono do cortiço e que busca ascensão social e Miranda, rico comerciante que pretende aumentar seu quintal.


Confissões de Adolescente – Maria Mariana


A obra de Maria Mariana vai levar você para dentro dos diários de uma jovem, repletos de pensamentos sobre o sexo oposto, drogas, a relação com os pais e as suas emoções afetadas pelos hormônios fervilhantes típicos dessa fase. Adaptada para o teatro, televisão e cinema, Confissões de Adolescente dialoga com o jovem e permite, através de sua linguagem simples e descompromissada, um olhar intenso sobre essa importante fase da vida pela qual todos passamos. 




Cultura: um conceito antropológico – Roque de Barros Laraia


Em Cultura: um conceito antropológico, o antropólogo Roque de Barros Laraia apresenta ao leitor o conceito de cultura de uma forma agradável e didática, enquanto recorre à diversos especialistas e ilustrações para tornar o tema acessível.




Extraordinário – R. J. Palacio


Extraordinário, best-seller da autora norte-americana R. J. Palacio, fala sobre a história de August Pullman, um garoto de dez anos que nasceu com uma síndrome genética responsável por causar uma deformidade facial. Começando o quinto ano em uma escola de Nova Iorque, o menino tem a missão de convencer a todos que não é diferente dos demais. A história ainda tem adaptação para os cinemas agendada para o fim do ano.





Fahrenheit 451 – Ray Bradbury


A distopia de Ray Bradbury, adaptada para os cinemas em 1966, conta a história uma sociedade onde livros são considerados perigosos e a leitura é uma prática proibida. Os responsáveis pelo extermínio das obras são os bombeiros, grupo do qual surge o personagem principal Guy Montag, que começa a questionar tais decisões ao conhecer sua vizinha, a jovem Clarisse, que reflete sobre o mundo e o incentiva a fazer o mesmo. Após seu sumiço misterioso, Montag se rebela e passa a esconder livros em sua casa. Uma curiosidade sobre o título do livro é o fato de ser essa a temperatura em que os livros são queimados (equivalente à 233 ºC).


Nenhum comentário:

Postar um comentário