Sugestões para o Dia da Mulher

Aproveitando o Dia das Mulheres, a Biblioteca Professor Gilmar Luiz Novaes traz para vocês um pequeno resumo sobre a vida de grandes autoras e personagens que marcaram a história. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre elas e outras grandes mulheres aqui na biblioteca!



Pagu

Patrícia Galvão foi uma jornalista, poeta, diretora de tetro e militante política brasileira com grande destaque no movimento modernista de 1922 e integrante do movimento antropofágico.


Lily Allen

Lily Allen é uma cantora, compositora, atriz e apresentadora britânica responsável por emplacar alguns dos maiores discos de pop alternativo dos anos 2000, através de letras ácidas e referências ao pop, ska e jazz. Seu maior sucesso é a faixa “Smile”, que possui mais de 60 milhões de visualizações na plataforma YouTube.


Emily Brontë

Emily Brontë foi uma escritora e poetisa britânica autora do livro “O Morro dos Ventos Uivantes”, considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial. O livro chocou as pessoas de sua época com seu clima tenso e escrita arrebatadora.


Malala Yousafzai

Malala Yousafzai é uma ativista paquistanesa e a pessoa mais jovem a receber um prêmio Nobel, por seu ativismo em favor dos direitos civis – com ênfase no direito das mulheres do vale do rio Swat de frequentarem a escola, proibida pelos membros do Taliban.


Meg Cabot

Meggin Patricia Cabot é norte-americana e escritora internacionalmente conhecida. Autora de mais de 70 obras, teve os livros publicados em vários países e alguns deles foram adaptados para o cinema e a televisão, como “O diário da princesa” e “Desaparecidos, respectivamente.


Lygia Bojunga

Lygia Bojunga é uma escritora brasileira vencedora do Prêmio Hans Christian Andersen – espécie de Prêmio Nobel da literatura infantil – através de livros como “A bolsa amarela”, “O sofá estampado” e “Corda bamba”. A autora tem recebido reiterados elogios da crítica especializada, quer brasileira, quer estrangeira. No cenário brasileiro, com frequência tem sido reportada como a herdeira ou sucessora de Monteiro Lobato, por estabelecer um espaço em que a criança tem — através da liberdade da imaginação — uma chave para a resolução de conflitos, o que Monteiro Lobato mostrou saber fazer com maestria


Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir foi uma escritora, filósofa e feminista responsável por romances, ensaios, biografias e monografias sobre filosofia, política e questões sociais. Sua obra mais famosa é “O Segundo Sexo”, reconhecido internacionalmente por abordar a opressão das mulheres e ser um tratado fundamental do feminismo contemporâneo.


Anne Frank

Anne Frank foi uma adolescente alemã vítima do Holocausto. Ela se tornou uma das figuras mais discutidas do século XX após a publicação do Diário de Anne Frank (1947), que tem sido a base para várias peças de teatro e filmes ao longo dos anos.


Clarice Lispector

Clarice Lispector foi uma escritora e jornalista ucraniana/brasileira autora de romances, contos e ensaios, sendo considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, sendo considerada uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano.


Jane Austen

Jane Austen foi uma escritora inglesa reconhecida pela ironia que utilizou para descrever as personagens de seus romances. Isso a colocou entre os clássicos, haja vista sua aceitação, inclusive na atualidade, sendo constantemente objeto de estudo acadêmico, e alcançando um público bastante amplo ao redor do mundo.

Um feliz dia a todas as mulheres é o que deseja a Biblioteca Professor Gilmar Luiz Novaes! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário