Novidades e sugestões da Biblioteca prof. Gilmar Luiz Novaes - Abril/2018

Estas são as novidades e sugestões da Biblioteca prof. Gilmar Luiz Novaes para o mês de Abril! Apresentando obras voltadas para a filosofia, descubra alguns dos livros de nosso acervo!



O que é filosofia? – Caio Prado Jr.



Em “O que é filosofia?”, o historiador Caio prado Jr. levanta uma série de questionamentos relativos à filosofia que irão despertar a consciência do leitor para perguntas e reflexões acerca do tema, enquanto apresenta as visões sobre filosofia através do olhar dos principais nomes da área ao longo do tempo.


O anticristo – Friedrich Nietzsche



A última obra do grande pensador alemão é uma análise afiada sobre o cristianismo, através de colocações incisivas por parte do autor de “Assim falava Zaratustra”, que observa na religião uma mudança de foco do mundo presente para o além e a vitória dos fracos sobre os fortes através de ideias pré-fabricadas que conduzem a massa.


O príncipe – Maquiavel



“O príncipe” é um guia. Um guia de como chegar e se manter no poder. Repleto de sugestões e ponderações acerca do tema, o livro divide-se em diversos capítulos, abordando assuntos como a diferenciação entre monarquia e república, as maneiras de se manter no poder e o modo de agir dos governantes para administrarem com soberania. A edição disponível na biblioteca apresenta comentários de Napoleão Bonaparte e de José Nivaldo Júnior.


Textos básicos de filosofia: Dos pré-socráticos a Wittgenstein – Danilo Marcondes



“Textos básicos de filosofia: Dos pré-socráticos a Wittgenstein” apresenta uma seleção de mais de 40 textos selecionados e contextualizados por Danilo Marcondes, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio e Universidade Federal Fluminense – UFF, onde aborda, de forma didática, algumas das principais obras de grandes filósofos, como Platão, Aristóteles, Kant, Nietzche, Sartre, entre outros. O autor ainda formula questões que servem como base para a discussão em sala de aula, enriquecendo o debate e ampliando os horizontes do conhecimento.


Antologia ilustrada de Filosofia – Ubaldo Nicola



O livro traz cerca de duzentos textos de cinquenta autores retratados de forma clara e objetiva, possibilitando a aproximação do leitor com o tema da filosofia, através de uma linguagem didática e que permite o entendimento de forma agradável e prática. Apesar de a obra ser considerada de consulta, o empréstimo está liberado aos fins de semana.


Scifi=Scifilo – Mark Rowlands



Mark Rowlands faz de “Scifi=Scifilo” uma das formas mais interessantes de se aprender filosofia, ao identificar e abordar, dentro de grandes blockbusters (Matrix, Star Wars, Alien), conceitos como moralidade, livre-arbítrio e identidade pessoal – temas caros à filosofia. Uma grande obra que permite a cada um de nós entender a relevância dessa área do pensamento em nosso cotidiano.


Os Pensadores: Sartre



O volume, parte da coletânea “Os Pensadores”, traz a obra do filósofo existencialista francês Jean-Paul Sartre através de três de alguns de seus maiores textos: “O existencialismo é um humanismo” (1946), “A imaginação” (1936) e “Questão de método” (1960).


Os Pensadores: Comte



A obra apresenta um condensado dos textos “Curso de filosofia positiva”, “Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo” e “Catecismo positivista”, algumas das ´publicações mais importantes do francês Auguste Comte, considerado pai da sociologia e do positivismo.


Os Pensadores: Schopenhauer



Este volume conta com a principal obra do filósofo alemão em seu interior: “O mundo como vontade e representação” aborda a ideia de vontade como força responsável pela execução de qualquer atividade humana, em diversos graus e modos. Seguido dele temos “Crítica da filosofia Kantiana”, onde Schopenhauer apresenta seus principais pontos discordantes em relação aos escritos de Kant, apesar do reconhecimento de sua influência em sua doutrina. Fechando o livro, temos “Parerga e Paralipomena”, pequenos escritos schopenhaurianos que podem ser traduzidos como uma “sabedoria”.


Guia politicamente incorreto da filosofia – Luiz Felipe Pondé



Em sua obra, o filosofo Luiz Felipe Pondé usa e abusa de ironias para tratar diversos temas – o que leva o leitor a refletir sobre o que está sendo dito pelo autor, confrontando-o muitas vezes. Obra desafiadora, “Guia politicamente incorreto da filosofia” é um livro que vai te fazer ver a divergência de ideias presentes no mundo de muitas formas.

Boas leituras a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário